Natureza, história e aventura para você.
O Parque
O Parque Estadual de Itaúnas (PEI) foi criado, em 1991 para preservar ecossistemas da Mata Atlântica, como a restinga, a mata de tabuleiro, o manguezal e o complexo de alagados, sendo este último um dos maiores do Estado.
Além de proteger áreas importantes para reprodução de tartarugas marinhas, que desovam em todo seu litoral. O Parque possui praias desertas, dunas, rio, muitas histórias e manifestações culturais da comunidade local. Esse cenário torna o PEI, em conjunto com a Vila de Itaúnas, um lugar de beleza única no Brasil.
O PEI é administrado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e aqui são desenvolvidas atividades como: educação ambiental, fiscalização, ecoturismo, pesquisa e monitoramento ambiental. Essas atividades contribuem para a preservação dos recursos naturais e várias delas contam com o envolvimento das comunidades que vivem no entorno.
Histórico
Há aproximadamente 500 anos, quando índios e portugueses encontraram-se pela primeira vez na região do Rio Itaúnas, as dunas já existiam como formação predominante na costa norte capixaba. Durante séculos, essas formações se mantiveram estáveis por ali.
Relatos históricos dão conta de que, entre os anos 30 e 40, o uso indiscriminado dos recursos florestais da restinga, associado aos fortes ventos na região, provocaram o desaparecimento da antiga Vila. Isso se explica porque a vegetação auxiliava a fixação das dunas e sem este recurso, as dunas foram se deslocando, acabando por soterrar a antiga vila. Então, os moradores formaram uma nova vila na margem direita do rio itaúnas, onde encontram-se desde a década de 70.
Um ano após sua criação, o PEI foi declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, integrando a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Biodiversidade
Nos ecossistemas protegidos pelo Parque é possível encontrar grande diversidade de animais: tatu, paca, capivara, veado, cachorro-do-mato, bicho-preguiça, jaguatirica, lontra, jacaré-do-papo-amarelo, lagartos e várias espécies de aves e peixes. Algumas dessas espécies correm risco de extinção.
Estrutura
O Parque conta com uma sede administrativa, auditório, biblioteca e Centro de Visitantes com exposição sobre arqueologia local e o Projeto de proteção às tartarugas..
Existem trilhas sinalizadas para visitação e que também representam atrativos do PEI. São elas: Buraco do Bicho, Pescador, Alméscar, Dunas e Tamandaré, que permitem uma caminhada em meio a restinga e alagados. Monitores e condutores ambientais estão disponíveis para atendimento aos visitantes e condução de trilhas.
Há ainda programas específicos para atendimento de excursões turísticas e grupos escolares, com o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e informações sobre a Vila de Itaúnas e o Parque.